Destaques Biblioteca 21 nov. 15

 

Destaques Biblioteca Musas – 21 nov. 15

1- “Guerra e Paz”, Leon Tolstoi
ed. Europa-América, 1630 págs (2 vols.)

(Colosso da literatura mundial, “Guerra e Paz” é um olhar sobre a sociedade russa nos tempos napoleónicos e as transformações nela operadas pelas invasões francesas e a guerra. Romance histórico e psicológico de grande profundidade, é a obra genial de um homem que oriundo da aristocracia russa, pôs a sua vida ao serviço da luta contra a escravidão e a desigualdade.

2- “As Confissões de Lúcio”, Mário Sá-Carneiro

ed. Na Regra do Jogo, 50 págs
(“…Narrativa cujo protagonista, cumprindo um destino absurdo que não é possível explicar pela lógica comum, se deixa prender e condenar por um crime que não cometeu e que afinal não existiu”).

3- “A Poluição Invisível”, Mohamed Larbi Bouguerra
ed. Perspectivas e Realidades, 340 págs

(“Face às inúmeras ameaças associadas a poluições escondidas, o objectivo desta obra é lutar pela adopção de um princípio de precaução no domínio do meio ambiente. Assente em cerca de 500 referências, o autor demonstra que a poluição química provoca verdadeiras epidemias silenciosas. Será lógico considerar como anedóticas as anomalias da reprodução e as deformações que a todos os níveis tocam a cadeia biológica? Estas poluições químicas não estarão associadas a uma sociedade cujos modos de vida e de consumo se encontram intimamente associados ao lucro?”).

4- “Problemas de Xadrez”, J. Valladão Monteiro
ed. Edições de Ouro, 115 págs

(Pequeno livrinho que regista vários problemas de xadrez e as técnicas de resolução e composição, e contempla um pequeno glossário muito instrutivo acerca de várias fases e situações do jogo).

5 – “Be the Change You Want To See”, Pedro Jorge Pereira

ed. Planeta Terra 2006/GAIA, 200 págs.
(PJP: “Creio que ser voluntário é ter a coragem de viver esse sonho primordial  de queremos um mundo diferente e melhor e, à nossa escala, vivermos para que isso aconteça, podendo até, mais do que um esforço esporádico, ser esse o nosso estilo de vida”).

6 – “Charlie Hebdo” # 1216, 10 novembro 2015 (tema principal deste número – “Crash dans le Sinai”).

7 – “Mapa” # 11, outubro-dezembro 2015 (tema principal deste número – Cartografia da Europa Fortaleza – Migrantes, Refugiados e Solidariedade sem Fronteiras no Velho Continente”).

Leave A Comment