II Torneio de Captação Musas – 2022

 

Regulamento

1. Organização

O II Torneio de Captação Musas – 2022 é organizado pelo Sport Musas e Benfica e conta com o apoio da AXP – Associação de Xadrez do Porto.

2. Data e Local

A prova será realizada no sábado, dia 16 de Julho, na Quinta Musas da Fontinha, Rua do Bonjardim, 998, Porto.

3. Participantes

A prova é aberta a todos os jogadores não federados, com um limite de 30 inscrições.

4. Inscrições

A inscrição deve ser enviada para xadrezmusas@gmail.com, com indicação de nome, morada, contacto telefónico e idade, sendo gratuita para todos os participantes menores de 18 anos. Os maiores de 18 anos deverão pagar a sua inscrição no valor de 2,00 euros no local e antes do início da prova.

Se ainda não tiver sido atingido o limite de 30 inscrições, serão aceites inscrições presenciais no dia da prova, tendo estas o custo de 3,00 euros.

5. Sistema e ritmo de jogo

A prova disputar-se-á em sistema suíço com 5 sessões, com o emparceiramento e os desempates definidos através do programa Swiss Manager (1º pontos, 2º resultados entre si, 3º critério a definir e anunciar pela direção da prova se necessário).

Cada jogador terá 10 minutos para terminar a partida, com 1 segundo de incremento por lance.

As faltas serão atribuídas 7 minutos após o início de cada sessão, começando os relógios a contar o tempo para os jogadores de brancas.

Um jogador que não compareça será excluído a não ser que explique ao árbitro a sua ausência com argumentos válidos antes do início da ronda seguinte.

Os jogadores, uma vez terminada a partida, devem afastar-se das mesas de jogo. Não é permitida a presença de público junto destas.

6. Calendário

Calendário para a prova com 5 Rondas:

– 14h30 Acolhimento
– 14h55 Cerimónia de Abertura
– 15h00 1ª Ronda

– 15h30 2ª Ronda

– 16h00 3ª Ronda

– 16h30 4ª Ronda

– 17h00 5ª Ronda

– 17h30 Entrega dos prémios


As horas de início das Rondas, exceto a Ronda inaugural, poderão ser ajustadas para terem início logo após o final do último jogo da Ronda anterior.

7. Prémios

Serão atribuídos prémios ao primeiro classificado absoluto, ao melhor feminino e ao primeiro classificado nos escalões sub-10, sub-14 e sub-18, assim como medalha a todos os participantes.

Serão sorteados 3 prémios entre todos os participantes.

8. Homologação, direção de prova e arbitragem

A equipa de direção da prova ficará a cargo de Luís Chambel e a equipa de arbitragem a cargo de Ricardo Andrade.

9. Disposições sanitárias

Serão adotadas medidas sanitárias de prevenção de acordo com o que a situação exigir.

Estará disponível um Termo de Responsabilidade COVID-19 para, em caso de se achar necessário, ser assinado por todos os jogadores.

10. Disposições Finais

A inscrição e participação presumem a aceitação expressa das disposições contidas no presente regulamento. Os casos omissos serão decididos pela Direção de Prova tendo em conta os Regulamentos da FPX e da FIDE.

Leave A Comment