Poesia – João Habitualmente é o poeta da edição 29 do ROMP – 23 fevereiro 2024
O poeta João Habitualmente será a figura do ROMP 29, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, no Musas.
João Habitualmente nasceu no Porto em 1961 e vive em Gaia.
Em 1995 surge o primeiro livro de poesia, Agradecemos/Os sons parados e o último em 2022, Estátuas na praça. Em 2019 publica Um dia tudo isto será meu, uma antologia do seu trabalho poético, e em 2023, em co-autoria com o fotógrafo Eduardo Beira, o algum/antologia Lugares primordiais com planalto e rio ao fundo.
Publica também conto (Os pulsos fistréticos em 2016 e Telhados de lume em 2023), microficção (Notícias do pensamento desconexo e Mais notícias do pensamento desconexo), e diário (Coisas do arco da ovelha).
Tem presença em várias coletâneas, com destaque para Diga 33 – os poetas das Quintas de Leitura (Cadernos do Campo Alegre), Antologia da Cave – 25 anos de poesia no Pinguim, Cadernos do Rivoli, Pecados Correntes (publicação do Correntes d’Escritas) ou Manual de leitura – Ensaio sobre a cegueira (Teatro Nacional São João).
O ROMP é uma série de conversas com os poetas, um a um (uma a uma) protagonistas de cada encontro, à volta da sua obra, processo e pensamento. É um formato caloroso, de encontro, e não de sarau, sem a presença de espetadores, mas com gente cúmplice.
O encontro pode ser acompanhado de umas bolachas, petiscos, chá (incluindo de parreira), etc.. A hora que escolhemos foi as 21h30 (podendo ocasionalmente mudar).