Exposição itnerante de BANDA DESENHADA, ILUSTRAÇÃO E CARTOON
O Espaço Musas, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, vai organizar uma exposição colectiva de Banda Desenhada, Ilustração e Cartoon para a qual o (a) convidamos a visitar.
A exposição estará patente na sede da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, onde será inaugurada, às 17h00 do dia 3 de Novembro 07, aà se mantendo até ao sábado seguinte, dia prescription drugs without prescription 10/09/07.
Percorrerá depois, sucessivamente, os seguintes locais de exposição:
EspaçoMusas – de 11 até 25 de Novembro,
CasaViva – de 1 até 22 de Dezembro,
Central Comics – de 1 até 31 de Janeiro,
regressando depois ao Espaço Musas para novo perÃodo de exposição final de quinze dias, com datas a determinar.
Biografias dos artistas expostos
Ivan Mendonça
Ivan Mendonça, mais conhecido como Ranhoca Muttante, Nasceu a 17 de Outubro de 1985, na sufocante cidade de São Paulo/BR.
Começou a interessar-se pelo desenho muito cedo e, mais tarde, pela BD, mas só em 2007, há escassos meses de completar 22 anos, começou a levar o seu traço mais a “sérioâ€, sendo publicado em uma fanzine e escalado para ilustrar um cartaz de um concerto underground. O traço nasceu com ele, a sua escola provavelmente a genética, já que seus pais estavam/estão ligados as artes gráficas. Tem uma banda de punk/crust/grind, escreve prosa e poesia escatológicas e é um amante de cinema gore/marginal/underground.
Paulo Pinto
Autor acidental de BD, com participações nos jornais “A Voz de Ermesinde” e “Expresso” e nos fanzines “Succedâneo” e “Terminal” (Portugal) e “Milk & Wodka” (SuÃça/Alemanha). Participações em diversos concursos / exposições de desenho humoristico um pouco por todo o mundo.
Mantém o blog www.paulopintoeescrevo.blogspot.com.
Convém acrescentar que gostava de encontrar desenhadores para textos seus que estão na gaveta.
Rui Sousa
Alpha male e Alpha female, é uma forma de ironizar alguns aspectos da nossa sociedade actual. A procura de alcançar algo por meios próprios ou impróprios. A força do Homem, Homem racional que por vezes se torna irracional, daà o animal como elemento de representação. O “animal “ que não vê limites ou obstáculos para alcançar o que pretende embora mantenha uma aparência aceitável aos olhos de uma sociedade.
Marcos Farrajota
Nasceu em 1973 em Lisboa, onde reside. Trabalha na Bedeteca de Lisboa. Faz bd e fanzines desde 1992 (criou com Pedro Brito o Mesinha de Cabeceira que ainda hoje edita), criou a editora MMMNNNRRRG – para “gente bruta” – mas antes fundou a Associação Chili Com Carne em 1995.
Participou nos fanzines Publish or Perish (c/ Rafael Gouveia), Amo-te, Osso da Pilinha (c/ Joana Figueiredo), Stereoscomics Special SPX (França) e Milk & Wodka (Suiça), nos jornais Inside, Blitz e Free! Magazine (Finlândia) e nas revistas BÃblia, V-Ludo, 20 anos e Umbigo. Criou e escreveu a série “Loverboy“, em parceria com João Fazenda.
Tem textos sobre bd e fanzines em várias publicações: My Precious Things, Page, Biblioteca, La Guia del Comic (Espanha), Cru, Quadrado (3ª série), Underworld, Inguine Mah!gazine (Itália), e nos livros “Hoje, a bd – 1996/1999” e “Salão Lisboa 2003“.
Para além de alguns fanzines com apoio da Associação (os números 10, 11 e 12 do Mesinha de Cabeceira) estreiou-se na colecção LX Comics (da Bedeteca de Lisboa), cujos os primeiros volumes foram publicados a pretexto da exposição “Pranchas necessariamente incolores“. Com Pedro Moura desenhou a bd “História de Deus” nos três números da CriCa.
Rui Ricardo
Nasceu no Porto em 1974, onde frequentou a Faculdade de Belas Artes. Aos 15 anos começa a editar BD e ilustrações em diversas publicações e fanzines. Após 6 anos a trabalhar em animação e grafismos para a televisão (RTP, TVI, SIC, RTPN) dedica-se agora exclusivamente à ilustração como freelancer. As suas ilustrações têm sido publicadas em várias revistas, jornais e livros: Blitz, Sábado, Exame, Jornal de Negócios, Expresso, Ambar, entre outros. Tem também realizado ilustração para fora do paÃs: The Times, The Telegraph, Bliss Magazine, Restaurant Magazine, Oxford University Press, MacMillan, FHM, UNICEF, entre outros.
Manuel Morgado
A melhor forma de definir a ilustração de Manuel Morgado será a sua versatilidade, onde se podem encontrar referência próximas da banda desenhada, na pintura, ou gravura, pela utilização das mais variadas técnicas e materiais e devido à sua experiência na área do design gráfico, permitiu-lhe desenvolver a sua capacidade em ilustração digital.
Possui a o quarto ano de Design de Comunicação, e é actualmente profissional de design gráfico complementando esse aspecto com a carreira de ilustrador.Desde 1998 que realiza algumas exposições de pintura. Conta também com participações a nÃvel da ilustração em livros escolares e jornais e edição de vários álbuns de banda desenhada. Colabora com ilustração na área da publicidade em vários âmbitos entre eles, destacando a realização de storyboards.
Ilustra regularmente artigos em diversas publicações como o semanário Expresso, Revista Visão, Diário Económico, Jornal de NotÃcias, Exame Informática, entre outras. www.manuelmorgado.blogspot.com
Hugo Jesus
Co-fundador em 2001, do portal Centralcomics.com é também pela sua colaboração com editoras de BD (Devir, Gradiva, Asa Edições, entre outras) na área da pós-produção, o Hugo é predominantemente um profissional no campo das Artes Gráficas, mas que também se tornou recentemente em empresário ao abrir, juntamente com a esposa, uma livraria de banda desenhada na cidade do Porto.
Nascido em 1975,