Charlie Chaplin foi o tema do 1º ciclo Cine-Musas

 

1º Ciclo – Charlie Chaplin

O nome não requer apresentação, mas a sua obra merece sempre ser revisitada.


Desde a sua primeira aparência no filme “Making a Living”, de 1914, foi com o filme “Mabel’s Strange Predicament” que a famosa personagem do vagabundo ganhou o coração do público. Esta personagem marca o repertório de Charlie Chaplin. Isto, porque o público se revia nesta personagem entre os sonhos e as agruras do dia-a-dia.


Filmes como “The Tramp”, “The Bank” e o “The Adventurer” ajudaram a definir o mundo do vagabundo, tendo explorado este mundo em filmes posteriores como o “Easy Street” (1917), “Pay Day” (1922), entre outros. Com “The Gold Rush” (1925) explora as agruras e a loucura pela busca incessante de uma quimera. Em “Modern times” expõe a lógica da busca incessante pela eficiência inerente ao modo de produção do sistema. “The Great Dictator” é uma sátira ao militarismo e ao nacionalismo.

A sua extensíssima obra é marcada pela exploração dos temas contemporâneos. A luta pela sobrevivência, os sonhos, os despojados , o poder, a guerra, sob o fino véu do sistema subjacente e das suas contradições.

Leave A Comment