Pink Flamingos- John Waters ou o príncipe do vómito

 

 

«Pink Flamingos – an exercise on poor taste», é um filme filmado durante o inverno entre 1972 e 1973 em Baltimore.   

O filme contou com poucos recursos para a sua realização, sendo que Waters tinha que desenrascar o dinheiro durante a semana para poder fazer a rodagem durante o fim de semana, muitas das cenas são rodadas na sua própria casa. Este filme era destinado ao público da meia noite no cinema local, acabando por ser considerado um clássico do cinema trash, após estar no Elgin Theater em Nova York em exibição durante 50 semanas. Trata-se de um filme que põe em exercício de comédia o mau gosto ou a representação sucessiva de cenas consideradas como repulsivas, ofensivas, etc… John waters inverte os padrões do cinema de bom gosto usando estereótipos-anti-estereótipos e todo o tipo de cenas depravadas ou transgressoras da moralidade comum.

Waters esclarece que com este filme pretende não só fazer rir os amigos, que constituem aliás todo o elenco, mas também ‘elevar’ o cinema underground a cinema de massas. Criando o seu estilo próprio ele não deixa de aprovetar fórmulas do cinema americano, versão negativa ou invertida..

Muitas das críticas que lhe são feitas são a este propósito, como se ele se limitasse a inverter fórmulas, no entanto John waters cosidera seu estilo e este filme em particular como uma pequena bomba terrorista.

 Trata-se de um belíssimo exercício decinema que põe em acto um contínuo trangressivo encabeçado pela rainha glamorosa do trash Divine.

Divine ou neste filme ‘Babs Johnson’ cuja ética ”kill everyone now! Advocate cannibalisme! Eat dog shit!” é de facto uma estrela. Este actor entra em vários outros filmes de Waters sempre com seu estilo inconfundível e afirmativo-”all dressed up and ready to fall in love”.

Os seus filmes aproveitam no entanto fórmulas do cinema americano aplicadas de uma forma particular, explica Waters:

”There’s a good guy and there’s a bad guy. The good people are outsiders that turn their eccentricities and their neuroses into a style and win. And the villains are always judgmental and don’t mind their own business and are unhappy at others’ success.”

De facto este filme retrata uma luta entre Babs Johnson e o casal Marble pelo título ‘the filthiest can you buy prescription drugs online without a prescription person alive”, sendo ‘filth’ aquilo que conta como distinção de honra, o trash torna-se afirmativo antes ainda talvez do próprio termo ter o alcance que ganhou mais tarde como punk.

O filme tornou-se extremamente famoso pelas bem faladas cenas finais de erotismo coprofágico com o poodle, ao que se pode acrescentar a cena do fellatio que Divine faz ao seu próprio filho, ao que ele responde-”Mother I should have known you are the best!”, nota-se também a cena das galinhas como uma cena de violência impressionante, sendo que os animais usados na cena são verdadeiros, muitas questões se podem pôr ao seu uso e abuso.. 

            O filme como é desejado mete nojo, apesar de ter sido um sucesso de bilheteiras e de ser considerado um cinema de comédia americano é representativo também de toda a cena política que se passava nos EUA nos anos setenta, em que surgiam movimentos sociais de contestação e de experimentalismo a nível das artes.

Este filme serve de influência mais tarde a movimentos como o Cinema da  Trangressão e a variadíssimos autores como Almodôvar,  etc. Muito se pode dizer acerca deste filme mas não vou contar mais  pois é necessário o seu visionamento… desta vez talvez antes do jantar…

Leave A Comment